BREVIÁRIO DANTESCO


O ano de 2021 assinala o sétimo centenário de morte do sumo poeta Dante Alighieri, autor de “A Divina Comédia”, obra épica que, além de representar um marco na formação do idioma e da cultura italiana, fascina também leitores no Brasil, segunda maior comunidade italiana do Mundo. No país, por exemplo, La Commedia trata-se da obra com maior número de acessos pelo Portal Domínio Público, com mais de um milhão e meio.

Motivados a honrar Dante e contribuir para que sua obra inspirasse um novo sopro de esperança, a Bell’Anima iniciou este grande ano de homenagens levando ao público, através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas o projeto A divina comédia: antídoto humanista em tempos de tragédia, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20

Através deste canal aberto e gratuito, você pode conferir o conteúdo inédito elaborado especialmente para utilização em escolas e instituições que promovem a Cultura e preconizam o quarto dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. A leitura de textos clássicos da literatura mundial, ou mesmo a aproximação em relação a eles amplifica as potencialidades de debates culturais, estéticos e artísticos acerca de tais obras. Assim, amplia também as possibilidades de leitura e significação do mundo contemporâneo e das diferentes realidades experimentadas. Especialmente, o diálogo multitextual, empreendido neste Projeto, impulsiona processos de significação que desvelam, para o público, uma riqueza histórica e cultural. A percepção dessa riqueza aguça e sensibiliza o olhar do público, alargando e diversificando seu arcabouço cultural.

É importante salientar que, em sociedades marcadas por desigualdades sociais com relevantes impactos na educação, a diversificação e a pluralidade, sob a forma de oferta de conteúdo multitexto, têm papel importante na formação e no exercício da cidadania de seus membros. Juntos estamos alimentando o impulso necessário para que a humanidade dê seu próximo salto em direção ao Paraíso. A beleza, afinal, desperta a alma para agir.

Esta aba tem por finalidade facilitar o acesso ao material pedagógico inédito elaborado por Bell’Anima Produções Artísticas como parte do projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.


Clique no material de sua escolha e faça bom de nosso Pacote Pedagógico*!
*Para download do conteúdo completo para uso offline em sala de aula, clique aqui.